Além de ajudar em tarefas do dia a dia, a assistente de voz também é capaz de ser engraçada
Desenvolvida para auxiliar nas tarefas do cotidiano, tocar músicas e controlar luzes, eletrodomésticos, dentre outros itens inteligentes, a assistente virtual Alexa também possui comandos curiosos — que, provavelmente, você ainda não conhece.
Programada com respostas criativas e engraçadas, o software da Amazon pode ser encontrado em aparelhos Echo, além do aplicativo, disponível para aparelhos Android e IOS.
Confira os comandos mais curiosos da Alexa:
“Alexa, faz um beatbox”
Se está cansado das músicas tradicionais que são reproduzidas pela Alexa a partir de alguma plataforma, você tem a opção de pedir que a assistente de voz cante algo autoral para você. O destaque vai para a habilidade em fazer um beatbox, conhecido por ser uma percussão vocal utilizada no hip-hop.
“Alexa, solta pum”
Mesmo sem uma função específica, os programadores da assistente ainda permitiram que ela agisse de forma “mal-educada”. Além das flatulências, a Alexa ainda é capaz de arrotar.
“Alexa, role os dados”
Se ao iniciar algum jogo de tabuleiro você deu falta dos dados, não se preocupe! A assistente também possui um comando para selecionar um número aleatório de um a seis. Caso precise de um dados com mais faces, basta especificar a quantidade. Exemplo: “Alexa, role um dado de 12 faces”.
“Alexa, siga o mestre…”
Assim como um papagaio, a Alexa pode repetir alguma frase ou palavra falada por você. Ao ativar a brincadeira do siga o mestre, basta falar na sequência sentença que você deseja ouvir ela falando. Exemplo: “Alexa, siga o mestre pense bem, pense CNN”.
“Alexa, faça um ASMR”
Muito popularizado nos últimos anos, o ASMR, técnica utilizada para gerar uma sensação agradável por meio de um estimulo sensorial, também está presente entre os comandos da Alexa. Ao acioná-lo, a assistente começa a sussurrar a canção infantil “Baby Shark”.
“Alexa, ativa o modo…”
Nesse comando, a Alexa pode agir de diferentes formas. A assistente virtual pode reproduzir o jeito de falar de crianças, adolescentes, idosos, mãe, mineiros e, até mesmo, de um carro de som. Exemplo: “Alexa, ativar o modo mãe”.
“Alexa, imite…”
Além de reproduzir modos de fala, a Alexa ainda é capaz de imitar personalidades da mídia, como Silvio Santos, Marcos Mion, Faustão, Galvão Bueno, Chapolin Colorado, Capitão Nascimento, entre outros.
“Alexa, fale baleiês”
Com referências cinematográficas, a assistente de voz ainda pode reproduzir a linguagem criada por Dory, no filme “Procurando Nemo”. Mais do que isso, ela ainda possui comandos em referência a “Vingadores”, “Star Wars”, “Harry Potter”, dentre outros.
“Alexa, e nessa loucura…”
Provando que conhece bem os sucessos brasileiros, a Alexa ainda completa a letra da música “Evidências”, da dupla Chitãozinho e Xororó.
“Alexa, cima, cima, baixo, baixo, esquerda, direita, esquerda, direita, B, A”
Em homenagem ao código Konami, sequência de botões usada em jogos de videogame, assim que o comando é ativado, a assistente se transforma na “Super Alexa” e inicia um protocolo para ligar suas turbinas.