Em entrevista ao The Verge, Adam Mosseri disse que o aplicativo não fará nada para encorajar publicações de políticos e da mídia
Para Adam Mosseri, CEO do Instagram, encorajar posts sobre política e hard news aumenta o escrutínio, a negatividade e os riscos à integridade da plataforma, relata o The Verge. “Não vale a pena entrar nessa área para aumentar o engajamento ou a receita. Há muitas comunidades incríveis – esportes, música, moda, beleza, entretenimento – capazes de criar uma plataforma vibrante, sem precisar recorrer à política e às notícias”, disse Mosseri, que já foi diretor do feed de notícias do Facebook.
Nos últimos anos, a Meta tem procurado se distanciar das notícias e da área política, o que inclui reduzir o conteúdo político que os usuários veem no Facebook. A rede eliminou a palavra “Notícias” do seu feed no ano passado, em resposta a uma lei canadense que exigia que o pagamento pela publicação de notícias na plataforma.
Mais tarde, o CEO do Instagram esclareceu sua resposta inicial, dizendo que, embora o Threads não vá “desencorajar ou diminuir o conteúdo noticioso e de política”, não pretende “flertar” com eles como o Facebook havia feito no passado. “Para falar a verdade, tivemos muita pressa em prometer coisas com o Facebook no começo dos anos 2010, e seria um erro repetir a mesma atitude”, disse.
Embora o Threads seja uma resposta ao Twitter, uma plataforma em queda desde a compra por Elon Musk, Mosseri parece querer ir bem além. “O objetivo não é substituir o Twitter, e sim criar uma praça pública para comunidades do Instagram que nunca abraçaram o Twitter, e também para comunidades no Twitter (e outras plataformas) que estão interessadas em um lugar menos agressivo.”