O número de pessoas visitando o site do ChatGPT e baixando o app caiu pela primeira vez desde o lançamento da ferramenta em novembro – sinal de que o interesse do consumidor em chatbots de inteligência artificial pode estar começando a enfraquecer, relata o Washington Post.
O tráfego pelo site do ChatGPT, via celular ou desktop, caiu 9,7% em junho, na comparação com o mês anterior, de acordo com a empresa de dados Similarweb. Os downloads do chatbot pelo aplicativo do iPhone, que começaram em maio, também vêm caindo depois de terem atingido o pico no início do mês de junho, de acordo com o Sensor Tower.
O ChatGPT, desenvolvido pela OpenAI e lançado em novembro de 2022, gerou um interesse inédito pela inteligência artificial entre os usuários, fazendo com que as Big Techs corressem para produzir ferramentas capazes de concorrer com o chatbot original. Desenvolvedores, funcionários de escritórios e estudantes têm usado a ferramenta para acelerar o seu trabalho e fazer perguntas sobre um número variado de tópicos.
No Vale do Silício e em eventos de inovação como o Web Summit Rio e o Collision, a inteligência artificial generativa passou a ser o tema principal das discussões. Algumas empresas chegaram a demitir funcionários e substituí-los pela ferramenta. Mas a queda no uso sugere que o público se deu conta das limitações do modelo, ou que pelo menos parte do hype em torno da ferramenta era exagerada.
Nos dois primeiros meses, o ChatGPT atingiu o incrível número de 100 milhões de usuários mensais, de acordo com um relatório feito por analistas do banco suíço UBS. A habilidade do bot em ter conversas complexas e passar em exames profissionais impressionou o usuário leigo, que nunca tinha tido contato com IA, e também os experts, gerando uma corrida pelo melhor – e mais popular – modelo de linguagem.
Executivos do Google e da Microsoft declaram que a IA generativa era uma revolução que mudaria a maneira como as pessoas se relacionam com o mundo digital. Empresas de tecnologia de todos os tamanhos investiram bilhões na tecnologia, e companhias redirecionaram seus esforços para a IA. A ferramenta também gerou esforços no mundo todo para regular a inteligência artificial. Resta saber se todo esse movimento vai continuar, ou se o uso do ChatGPT continuará em queda.